Meses atrás publicamos que os roteiros de Cicloturismo do Caminho Pomerano, em São Lourenço do Sul -RS, são uma realidade à espera dos cicloturistas de todo o país.
Habilitado a proporcionar o desfrute de cicloturistas e suas famílias, os três roteiros disponíveis fazem o encontro entre a Laguna dos Patos com a bela colônia encravada nas terras altas, evidenciando o legado cultural e socioeconômico que os descendentes dos primeiros Pomeranos nos revelam a cada nova curva.
Atualmente, são cada vez mais numerosos os atrativos e produtos desenvolvidos para acolher os visitantes, dentre eles, os cicloturistas que buscam um espaço de caminhos rurais plenos de hospitalidade.
Não é de se admirar que vários grupos de bicicleta regionais estejam realizando seus pedais pelos roteiros de Cicloturismo do Caminho Pomerano, ampliando sua estadia em diferentes momentos do ano, porque trata-se de um destino preparado para acolher turistas e cicloturistas em qualquer estação.
Os cicloturistas têm à disposição mais de 200km formatados para o prazer de pedalar.
Basta reunir os amigos que pedalam, fazer contato com os empreendimentos de hospedagem e alimentação, e colocar as rodas nas estradas vicinais da colônia de São Lourenço do Sul.
Em cada um dos roteiros o cicloturista terá contato direto com a memória viva da colonização destas estâncias sulistas e entrará no universo pomerano, recheado de tradições que remontam ao Mar Báltico e que, em 18 de janeiro de 1858, aportaram com os imigrantes às margens do Arroio São Lourenço, trazidos pelo navio holandês Twee Vrienden.
Usando o trinômio Gastronomia, História e Natureza, o Cicloturismo do Caminho Pomerano é um destino para um turismo de experiências, para uma permissão ao diletantismo e à contemplação, tanto das paisagens naturais quanto da cultura.
Muito se pode encontrar da gastronomia típica nos empreendimentos que apostaram no Cicloturismo do Caminho Pomerano, e não é difícil se encantar com o que se oferece à mesa pomerana.
Difícil, mesmo, é seguir pedalando depois de uma refeição tão aprazível!
Desde a confeitaria, representada pelas Cucas e Doces Caseiros, passando pelos licores, cervejas artesanais, pratos e iguarias tão peculiares como o spickbost (peito de ganso defumado) e o rievelsbak (bolinho de batata), embutidos e queijos com selo de origem.
Tudo ao alcance do cicloturista!
A fim de ofertar caminhos que se complementem, a organização gerou roteiros, identificados pelas cores azul, amarelo e vermelho (identitárias da etnia pomerana), com diferentes altimetrias, traçados, quilometragem e grau de dificuldade, de 48, 68 e 98km respectivamente.
Os traçados com mapa de navegação podem ser baixados no próprio site, além do Livro Digital, uma novidade em termos de material de apoio em circuitos cicloturísticos.
Por se tratar de um circuito que contempla tanto as terras altas na colônia quanto os balneários de São Lourenço, a oferta de hospedagem é bastante farta e variada, atendendo às expectativas de diferentes públicos.
Além disso, em ambos os espaços, urbano e rural, há uma oferta de alimentação e hospedagem que vem se dinamizando para favorecer as melhores experiências aos turistas como um todo e, especificamente, aos cicloturistas.
O endereço certo para obter maiores informações é a KBikeBicicletaria, onde o idealizador do circuito, Maurício Kuhn e sua esposa, Cris, têm toda a disposição para auxiliar na organização das pedaladas de grupos e cicloturistas individuais. Lembrando, os roteiros são autoguiados, porém o pessoal da KBike dá todo o suporte.
Se faz importante que mais e mais cidades organizem a oferta de roteiros ideais para cicloturismo, os quais envolvam a gastronomia, a história e a natureza a fim de proporcionar uma memorável experiência aos amantes do cicloturismo.
Os roteiros estão prontos.
A oferta turística organizada.
A comunidade, de braços abertos.
O que você está esperando?
Acesse: Cicloturismo do Caminho Pomerano
KBike Bicicletaria: Mariz e Barros, 2022 – Centro – São Lourenço do Sul – RS – Telefone: 53 3251 2436