Cicloturismo e Tradição na Rota dos Tropeiros: Uma Jornada Histórica na Serra Gaúcha
O Despertar do Cicloturismo e Tradição na Rota dos Tropeiros
Antes de tudo, o projeto Cicloturismo e Tradição na Rota dos Tropeiros ganhou um importante capítulo quando, na semana de 16 a 22 de outubro, a equipe da Lobi Ciclotur percorreu as entranhas do Rio Grande do Sul, alinhando a primeira etapa do que promete ser uma das mais expressivas rotas de cicloturismo do país.
Sobretudo, foi uma honra sem precedentes sermos recebidos com tamanha distinção em cada recanto significativo desta jornada pelos Campos de Cima da Serra, onde a tradição tropeira permanece viva em cada estância visitada.
Fortalecendo o Cicloturismo e Tradição na Rota dos Tropeiros
Ademais, durante este período de integração, nossa equipe atravessou as cidades de Vacaria, Bom Jesus, Cambará do Sul e São Francisco de Paula. Por conseguinte, apresentamos detalhadamente o projeto para parceiros fundamentais da região, em encontros significativos com lideranças locais e o Deputado Pompeo de Mattos.
Além disso, o projeto idealizado por Ivan Mendes da Lobi Ciclotur ganhou força ao receber apoio de 6 bancadas no Congresso Nacional, consolidando-se como uma iniciativa suprapartidária. Consequentemente, as ações e articulações em desenvolvimento visam garantir a geração de renda sustentável para as comunidades que margeiam a histórica Rota dos Tropeiros.
A Essência Cultural do Cicloturismo e Tradição na Rota dos Tropeiros
Em outras palavras, nas rodas de chimarrão sob o teto acolhedor da Fazenda do Socorro, em Vacaria, a tradição se fez presente. Analogamente, a ancestralidade pulsava no CTG Rancho da Integração, enquanto o Costão do Cambará mantinha viva a chama da cultura tropeira.
Não obstante, o CTG Presilha do Rio Grande em Bom Jesus e a Fazenda Santa Cruz, próxima à Barragem do Blang, com o companheiro Jorge Marques em São Francisco de Paula, foram palcos de apresentações memoráveis.
Construindo Parcerias
Por outro lado, em cada um destes cenários únicos, os acordos foram sendo tecidos, embalados pela genuína hospitalidade gaúcha e suas manifestações culturais identitárias.
A Alma do Projeto
Simultaneamente, no calor das brasas que transformam o churrasco em arte, ao som da gaita que embala os corações e dos versos potentes que ecoam tradição, as histórias das tropeadas foram revividas.
Inovação no Turismo
Consequentemente, ao apresentarmos como a revitalização se materializará através do cicloturismo autoguiado, os horizontes se expandiram para aqueles que compreenderam a profundidade do projeto.
Documentando a História
Além disso, este grandioso empreendimento ganhará ainda mais visibilidade através das lentes da ABLink para a Rede Globo, contando com o respaldo da herança tropeira.
Reconhecimento Oficial
Em síntese, a semana de alinhamento culminou em uma reunião oficial com a Secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araújo, e o Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ronaldo Santini, em Porto Alegre.
Próximos Passos
Finalmente, em breve, a equipe Lobi Ciclotur e ABLink retornarão ao Rio Grande do Sul para a gravação da primeira parte do Documentário Caminhos da Tradição na Rota dos Tropeiros.
O Legado Continua
Para concluir, este projeto representa mais que um simples caminho – é um testemunho vivo de nossa história, onde tradição e modernidade se encontram para preservar e revitalizar um dos mais importantes capítulos da formação do Brasil.
Portanto, Viva a Rota dos Tropeiros!
Texto: Therbio Felipe M Cezar | © Lobi Ciclotur