Há quase seis meses, iniciamos nossas atividades voltadas ao desenvolvimento do cicloturismo na Serra Gaúcha.
O mapeamento dos traçados para cicloturismo na Serra Gaúcha é a primeira ação com fins de viabilizar um novo caminho capacitado para a realização, com excelência, das experiências cicloturísticas, e em consecução, possibilitar o incremento de demandas e receitas regionalmente equalizadas, o destacamento de novos atrativos e a consolidação de novos destinos turísticos.
Como linha de desejo, busca-se interligar as estradas rurais entre as cidades de Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Jaquirana, Bom Jesus e São José dos Ausentes, no que se poderia configurar como componente de um dos traçados sul-rio-grandenses do Caminho das Tropas, dada sua importância histórico-cultural e socioeconômica para a Região Sul e para o Brasil.
O desafio consistia, primeiramente, em levar à consciência da comunidade do entorno (empresários e poder público) os plurais benefícios da criação de um caminho, que é muito mais do que servir para o lazer ativo de um segmento esportivo.
Trata de ser a grande oportunidade de empoderamento comunitário rural baseado em práticas sustentáveis de deslocamento, o que contribui tanto para a conservação da biodiversidade quanto para a ressignificação da presença do homem no campo, tornando-a integradora das paisagens naturais e culturais da região.
Ou seja, o que estamos realizando neste momento poderá dar um novo horizonte aos jovens destas cidades contempladas no que diz respeito à alternativas de trabalho e renda, qualificados e dignos, escapando do modelo fabril.
Em 16 de março, apresentamos nosso projeto ao Vice-Prefeito de Canela, Sr. Gilberto Cezar, demonstrando nosso interesse em contemplar aquela municipalidade dentro da rota a ser criada.
Em 12 de junho, sabendo da relevante tarefa de levar ao Legislativo a prepotência de um projeto de lei que possa gerar incentivos fiscais às empresas amigas do cicloturismo no Estado do Rio Grande do Sul, tendo a atividade enquanto potencializadora de benefícios plurais para as comunidades receptoras, fomos gentilmente recebidos na Assembleia Legislativa pelo Deputado Ciro Simoni, através da assessoria de Heron de Oliveira.
Já na manhã de 15 de junho, foi a vez de levar nosso projeto de Cicloturismo na Serra Gaúcha ao conhecimento do Prefeito Municipal de Gramado, Sr. João Alfredo Bertolucci, demonstrando a importância da cidade como ponto referencial desta trajetória.
Dia 18 do mesmo mês, fomos recebidos pelo Prefeito Municipal de Cambará do Sul, senhor Schamberlaen José Silvestre e, posteriormente, pela Secretária Municipal de Turismo, senhora Beatriz Trindade, aos quais detalhamos as maneiras com que sua cidade participará desta rota cicloturística.
E fechando esta etapa de apresentação do projeto aos gestores públicos das principais cidades da região, no dia 25 de julho, finalizamos com a visita ao Sr. Marcos Aguzzolli, Prefeito Municipal de São Francisco de Paula.
A Fase 1 do mapeamento correspondeu ao levantamento de traçado desde Gramado até São Francisco de Paula, interligando a Estrada Parque do Caracol, o Parque do Caracol, Passo do Inferno e a Rota das Barragens.
Em 27 de agosto, em mais de 8 horas de trabalho de campo e superados os 140km de percurso estudado, realizamos levantamento e mapeamento de rotas, circunscritas aos limites de São Francisco de Paula e à Rota das Barragens.
Em 10 de setembro, deixamos a Região das Hortênsias (Gramado e Canela) e passamos a realizar o mapeamento de possíveis rotas para cicloturismo nos Campos de Cima da Serra, partindo desta vez de Cambará do Sul em direção à Rota das Barragens, intercruzando o município de Jaquirana até chegar a São Francisco de Paula, novamente.
O ponto alto deste mapeamento foi realizado com o apoio do administrador do Parque Natural Municipal da Ronda, Sr. Julio Jomertz, sendo possível a visitação nesta Unidade de Conservação, incorporando seu patrimônio ambiental no destaque da Fase 2 do mapeamento.
O próximo passo será realizar a Fase 3 do mapeamento ainda neste mês de setembro, alcançando desde Cambará do Sul os caminhos rurais de interesse cicloturístico que estejam em territórios de Jaquirana, Bom Jesus e São José dos Ausentes.
Em breve, acreditamos que novos caminhos de cicloturismo na Serra Gaúcha estarão capacitados para gerar experiências de sentido aos amantes das viagens de bicicleta.