Uma família de Itajaí – SC pedala para mudar o mundo. Sim, porque mudando o seu próprio mundo, eles estão oferecendo o seu melhor para este planetinha. Quer saber como?
Anderson Curvello e Cristiane Curvello são os pais de cinco crianças maravilhosas: Arthur (10anos), que é o cientista aventureiro; Nicolas (8anos), é o escalador; Daniel (7anos), o comunicador; a linda Elisa (5anos) é a princesa esportista e o Renan (2anos), para fechar o time, é o caçulinha sorridente.
Ao contrário de possibilitar que seus filhos colecionem brinquedos, Anderson e Cristiane promovem que suas cinco crianças colecionem grandes momentos em família, onde não pode faltar o contato com a natureza, experiências ao ar livre, trilhas, piqueniques e, principalmente, muitas, muitas pedaladas.
Toda essa aventura começou em 2016, quando o papai Anderson decidiu sair do sedentarismo e voltar à prática do ciclismo. Após 12 anos sem pedalar, voltou com tudo, emagreceu mais de 30kg e levou toda a família para o pedal. Anderson, antes de ajudar a mudar o mundo, começou mudando o seu mundo particular para, logo após, incorporar estas mudanças no convívio familiar. E como poderia ser mais fantástica esta aventura de mudar o mundo pedalando com sua família?
Desafios compartilhados
Esta é a maneira que os pais encontraram de investir no relacionamento familiar porquanto compreendem a família como um bem maior, uma forma de expressar o Amor que os une. No começo, comentam que tiveram que ser bastante criativos para conciliar a segurança, a logística e a curtição entre os filhos com idades que variavam (no começo) entre 6 meses a 8 anos.
A logística, no momento atual, contempla os dois filhos mais velhos, Arthur e Nicolas, pedalando em suas próprias bikes. Já os dois mais novos (Elisa e Renan) são levados confortavelmente em um bike trailer e o filho do meio (Daniel) vai em um reboque de bike, tipo trenó com pedal, até que tenha experiência suficiente para pedalar de forma autônoma e segura.
Pedalam em um ritmo bom para todos, e durante o trajeto, param sempre que necessário, seja para hidratação, para fazer um lanche, ver de perto um bichinho ou simplesmente para observar a bela natureza, parte que as crianças gostam muito, principalmente quando encontram uma cachoeira ou uma ponte.
Se valem do tempo livre para estar juntos em família, pedalando, conhecendo e reconhecendo lugares. Estas atividades ao ar livre, muito bem planejadas por Anderson e Cristiane, estão permitindo que façam novos amigos, tanto do universo da bicicleta quanto de fora dele. E sabe o que mais, a Família Pedal 7 está passando adiante, com a sua maneira particular e sem nenhum interesse em auto-promoção, uma mensagem com o mais forte apelo: permanecer juntos é muito melhor!
Os planos de seguir pedalando pelo Brasil continuam, e em breve, com toda a certeza, ultrapassarão fronteiras pedalando, em família, por outros países. Por enquanto, já realizaram pedaladas por 20 cidades brasileiras, aproximadamente. Os roteiros para pedaladas contemplam, normalmente, um dia de atividades entre 30 km e 65km.
Tudo é motivo de alegria e de aventura, desde ir pedalando até a casa da vovó (50km), escalar a pedal o Mirante do Parque do Atalaia (Itajaí), Morro da Antena do Brilhante (Itajaí) e o Morro da Cruz (Itajaí), além da Rota dos Tropeiros (Indaiatuba – SP).
E os 300 km do Circuito do Vale Europeu Catarinense de Cicloturismo já estão, pouco a pouco, sendo cumpridos com muita empolgação! Algumas partes do Circuito Costa Verde e Mar, também em Santa Catarina, já estão na memória da Família Pedal 7 e, em breve, completarão todo o traçado, sem dúvida alguma.
Nem conseguimos imaginar, num futuro próximo, o que terão para contar estas crianças sobre estes momentos, não é mesmo? É possível que possam dar-se conta que fazem parte de uma história e de uma experiência de vida únicos que transformaram vidas além das suas próprias. Saberão que seus pais deram ao mundo o seu melhor, cuidando para que seus filhos fossem irrigados continuamente por vivências de valor e de um olhar sobre sua presença no mundo que, indispensavelmente, fará toda a diferença!
Não, a Família Pedal 7 não é um exemplo para os outros, eles são, sim, um exemplo para eles mesmos.
Um exemplo de que não há herança maior que pais possam deixar aos seus filhos do que o Amor.
Arthur, Nicolas, Elisa, Renan, Daniel, Cristiane e Anderson, a Família Ciclotur Experience abraça vocês e agradece por continuarem pedalando para mudar o mundo!
Entrem em contato: Família Pedal 7