Aniversário de Curitiba

Aniversário de Curitiba: muito a comemorar

Museu Oscar Niemeyer. Foto: Thiago Fantinatti

Primeiramente, temos uma premissa editorial de só falar de coisas boas, primordialmente ligadas à bicicleta, ao cicloturismo e à mobilidade urbana.

Não poderíamos deixar, portanto, de brindar ao Aniversário de Curitiba!

Um salve enviamos a todos os que vivem nesta cidade e a mantêm com o status de Capital do Sul. 

Plá canta Viva Curitiba!. Foto: Therbio Felipe / Ciclotur Experience

Dizemos isto porque, para nós, Curitiba é a mais relevante cidade do Sul do país, nos âmbitos ambientais, socioeconômicos, socioculturais e de oportunidades.

Notadamente, e verificando sua recente história dos últimos 40 anos, não há como negar. Neste 327° Aniversário de Curitiba é momento de lembrar e celebrar os motivos que fizeram com que nós, do Lobi Ciclotur, tenhamos escolhido a cidade como nosso lar. E, semelhantemente, não fomos os únicos!

Diversidade em Unicidade

Afinal, o que faz de uma cidade algo singular, inimitável, mítica, como diria o poeta Paulo Leminski

Horizontalidades, diria o filósofo das cidades, o arquiteto urbanista dinamarquês Jan Gehl, pai do conceito “cidades para pessoas”.  Pedestrianismo, diria Sir Philip Antony Gold, o maior pensador vivo sobre a relação pedestre-cidadania.

Sob o mesmo ponto de vista, diversidade em unicidade, como diria nosso grande amigo, o saudoso arquiteto e ciclista Glauston Pinheiro

Rafael Moratelli junto ao Monumento Ucraniano, em Curitiba.

Portanto, o que faz da aniversariante Curitiba singular é a própria diversidade. Gente de toda parte, os que migraram há muito tempo ou os que a escolherem recentemente, fazem Curitiba ser o que é, hoje, agora! Ainda bem!

Nem vamos perder tempo em falar da gastronomia e da hotelaria, como é o caso do Transamérica Prime Batel, um de nossos parceiros hoteleiros na cidade, das artes, das universidades e dos teatros. Seria desnecessário.

Aniversário de Curitiba: tanto para ver e sentir em um só lugar

Não é lugar comum dizer que Curitiba tem uma das melhores ofertas de lazer ativo do Cone Sul, lembrando que não possui praias, certamente. 

Pedalando pelo Passeio Público de Curitiba. Foto: Thiago Fantinatti / Ciclotur Experience

Andar de bicicleta entre os parques da cidade e os monumentos históricos, apenas para citar, é uma prática turística das melhores para se fazer em Curitiba.

Ainda que a oferta de cicloestruturas confiáveis e planejadas com a participação de usuários de bicicletas urbanas possa melhorar bastante, sempre há o que melhor, não é verdade? 

Próxima a muita coisa boa!

Similarmente, a proximidade da capital com outras destinações como os Campos Gerais, a Estrada da Graciosa, a Lapa, litoral, entre outros, aumenta a atratividade. 

Ciclovia nos parques convida a pedalar. Foto: Lobi.com.br

Certamente, haveria mais de 327 motivos para amar e visitar a cidade, não resta dúvidas, dizemos com alegria.

Sendo assim, para encerrar, brindamos ao Aniversário de Curitiba, valendo-nos das palavras célebres de Leminski, quando ele diz: “isso de ser exatamente o que se é ainda vai nos levar além…

Um abraço de toda equipe Lobi Ciclotur. Foto: Therbio Felipe / Ciclotur Experience

Feliz Aniversário, Curitiba!