Ativismo fala com comunidade
Celebrar a cidade
Mais do que uma celebração do cicloativismo, o Bicicultura Maringá 2019 congrega e compartilha conhecimento acerca de variados temas como o direito à cidade. Entre eles, a mobilidade em bicicleta, pedestrianismo, a democratização das cidades, gentrificação, etc.
Parte destes qualificados debates e trocas de conhecimento eleva o tema para muito além do mero direito de ir e vir. Tal direito é ignorado nos projetos viários, os quais seguem contemplando uma lógica violenta baseada na hegemonia do veículo automotor e suas mazelas.
Evento traz transdisciplinaridade de temas
Outro tema que não se esgota é o foco da luta por uma concreta amplitude da inclusão da bicicleta e demais transportes ativos no cotidiano das cidades.
Esta realidade precisa garantir o direito à defesa por uma escolha cidadã pela bicicleta, seja no campo lúdico, no socioeducativo, no desportivo, seja como opção viável e segura de meio de transporte ou de intervenção na realidade urbana, entre outros tantos aspectos.
Desafio Intermodal de Maringá
Como forma a demonstrar na prática a eficiência dos transportes ativos X veículos automotores nas cidades, o Desafio Intermodal de Maringá. Este sub-evento demonstra a usabilidade da bike, principalmente para pequenos deslocamentos urbanos. Vai rolar no dia 14 de novembro, imperdível.
No caso da Equipe Lobi Ciclotur, estaremos lá ofertando 3 palestras inserindo o cicloturismo como uma forma concreta de cicloativismo.
A concentração será no Fórum Eleitoral de Maringá, às 17h40, tendo como destino comum a Universidade Estadual de Maringá.
A vida nas cidades agradece!