Mapeamento de rotas na Serra Gaúcha

Em conformidade com o nosso projeto de promoção da experiência cicloturística na Serra Gaúcha, a equipe Lobi Ciclotur Experience realizou, dia 27 de agosto, o primeiro mapeamento de traçado para a composição de rotas adequadas ao cicloturismo, envolvendo os municípios de Gramado, Canela e São Francisco de Paula, por enquanto.
Paisagens sem fim em São Francisco de Paula – RS – Foto: Therbio Felipe / Ciclotur Experience
Buscando elencar os mais interessantes caminhos para os cicloturistas, a equipe Lobi Ciclotur Experience inventariou possíveis rotas que compreendem traçados técnicos, estruturas de apoio, atrativos naturais e histórico-culturais, sob orientação do parceiro local Jorge Marques, do Paradouro Rota das Barragens.
Ponte do Passo do Inferno- São Francisco de Paula – RS – Foto: Therbio Felipe / Ciclotur Experience
O roteiro foi delineado a partir da sede da Ciclotur Experience, em Gramado, passando por estradas rurais da cidade de Canela, até chegar a São Francisco de Paula. A colaboração de Jorge Marques se fez imprescindível porquanto se trata de um profundo conhecedor tanto dos caminhos e paisagens, quanto das questões climáticas, de plantio e de território que envolvem a escolha por determinados trajetos.
Espaços de hospitalidade: Divisa Eco Lodge – São Francisco de Paula – RS. Foto: Therbio Felipe / Ciclotur Experience

Perfazendo, incialmente, mais de 140 km de percurso em 8 horas de atividade de pesquisa de campo, a equipe interligou cenários que unem as barragens da região, e que irão, sem sombra de dúvidas, encantar os praticantes de cicloturismo.

O próximo passo será a capacitação da oferta turística nestes espaços, que objetiva qualificar tecnicamente a hospitalidade natural dos habitantes locais, agregando valor à experiência dos ciclovisitantes.

Barragem do Salto – São Francisco de Paula – RS – Foto: Therbio Felipe / Ciclotur Experience
A formatação deste novo produto turístico para São Francisco de Paula e Serra Gaúcha vem enaltecer, entre outras coisas, especificidades de natureza e de cultura que só são encontrados nestes territórios e, em projeção, deverá aumentar a demanda por estes cenários, incrementar renda qualitativa e, inclusive, aumentar a estima dos próprios habitantes em relação aos valores constantes na cidade em questão.
Barragem do Blang – São Francisco de Paula – RS – Foto: Therbio Felipe / Ciclotur Experience

Parte da estruturação que estamos obtendo na região está baseado no apoio dado pela Prefeitura Municipal de São Francisco de Paula (cessão de veículo, no caso de ontem) e de um valoroso grupo de empresários que aceitaram o desafio de construir, juntos, outra realidade possível através do turismo para esta São Francisco de Paula e região da Serra Gaúcha.

Divisa Eco Lodge – Foto: Therbio Felipe / Ciclotur Experience

Na esteira das concretizações dirigidas à implantação do circuito, novas adesões de parceiros empreendedores estão se fazendo notar, reforçando o intuito de amplificar a promoção profissional de São Francisco de Paula enquanto destinação turística consolidada.