Paixão por pedalar!

A paixão por pedalar aproximou Rafael Fachini Moratelli e a bicicleta desde criança quando ganhou sua primeira BMX, em Joinville –SC. Ficamos felizes de poder falar um pouco sobre a essa paixão por pedalar, porque ela atinge não apenas ao Rafael e seus amigos, mas também intensifica sua relação com familiares.

O Rafael lembra como se fosse hoje, quando ele e seus amigos voavam em suas bicicletas por terrenos baldios, fazendo pistas de cross, ultrapassando vários obstáculos e rampas.

Quem é da mesma época, com certeza fez coisas parecidas, como nós aqui do Ciclotur Experience.

Rafael Moratelli junto ao Monumento Ucraniano, em Curitiba.

Já formado, teve a oportunidade, em 2008, de estudar na Itália, onde a paixão por pedalar ganhou novo impulso quando, por lá, realizou sua primeira cicloviagem. Ele e mais um amigo partiram da cidade de Trento – IT e seguiram por uma única ciclovia que passava pelo sul da Áustria e terminava em Maribor, na Eslovênia. Foram 400 km, em 4 dias, e só alegria, segundo ele.

Por meio do cicloturismo, Rafael fez várias amizades e conheceu lugares incríveis, sob um ponto de vista diferente do turismo convencional. Afinal, a bordo de sua bicicleta, o cicloviajante não está tão rápido como em um carro ou moto e nem tão lento, como um caminhante.

Rafael e sua mãe realizando cicloturismo na Praia do Sonho – Itanhaem – SP

Nos últimos anos, Rafael teve duas experiências incríveis: a grande satisfação de começar a cicloviajar acompanhado de sua mãe e de ver sua esposa começando a entrar neste “vibe”.  Isso prova, mais uma vez, que a paixão por pedalar atinge a todos a sua volta, é um fenômeno que agrega quem está por perto.

Rafael e sua mãe já realizaram juntos o Circuito Vale Europeu de Cicloturismo – SC e o Circuito Lagamar São Paulo de Cicloturismo, no Vale do Ribeira, dentre outros passeios cicloturísticos fascinantes.

Além das pedaladas a lazer, Rafael inseriu o ciclismo em seu cotidiano e, desde que começou a trabalhar no município de Praia Grande – SP, adotou a bike como o meio de locomoção para o trabalho, prioritariamente.

Indo ao trabalho pedalando pelas ciclovias de Praia Grande – SP.

Enfim, a paixão por pedalar fez com que Rafael se sinta convicto que se trata de uma das alternativas para resolver o problema da mobilidade nos grandes centros urbanos. Neste mesmo contexto, acredita que as políticas públicas já começam a ser direcionadas neste sentido, o que acaba motivando as pessoas a voltarem ou iniciarem a pedalar.

Um exemplo disto é o próprio município de Praia Grande, na Baixada Santista, que vem ampliando a sua malha de ciclo-estruturas segregadas ou não, além da reforma e integração das já existentes.

Há, na cidade citada, várias lojas de venda, manutenção e aluguel de bikes, ou seja, negócios sustentáveis que proporcionam comodidade ao cicloturista que chega a cidade e aqueles residentes que querem optar por um lazer ativo e contemplativo.

Realizando o Tour da Roça – Atibaia – SP

É, simplesmente, incontrolável essa paixão por pedalar que toma conta de todos os amantes das estradas, trilhas, caminhos e bicicletas. Conhecemos Rafael desde quando fazíamos a faculdade de Turismo em Hotelaria na Universidade do Vale do Itajaí – SC, ainda na década de 90.

O jovem acadêmico carismático se transformou rapidamente em um muito bem preparado profissional, decorrência também da Especialização em Economia e Gestão do Meio Ambiente e Turismo pela Universitá degli Studi di Trento-Itália (2008), além do mestrado em Turismo e Hotelaria, também pela UNIVALI (2005).

Rafael Moratelli e sua mãe com amigos no Circuito de Cicloturismo Vale Europeu Catarinense

Nenhum dos desafios impostos pela vida, no Brasil ou no exterior, distanciaram Rafael de sua paixão por pedalar, o que serve para refletirmos sobre o quanto a bicicleta está presente em nossas vidas, desde a mais tenra idade.
Quantos de nós tem esta rica oportunidade de, em fase adulta, poder cicloviajar acompanhados de nossas mães, para ter muitas experiências lindas e históricas para contar. O Rafael segue pedalando e cicloviajando quando é possível. E você, está em casa ainda?

Rafael Fachini Moratelli
E-mail: rmoratelli@hotmail.com
Fone e Whatsapp: 13 98139-4185